O que é inventário de estoque?

por | fev 14, 2022 | Sem categoria

Esse é o sistema de classificação, identificação e contabilização dos produtos que estão armazenados em estoque. O entendimento é ter dados precisos para que ocorra a tomada de decisões, que envolvem os itens em falta, sem giro, avariados ou vencidos.

Há dois modelos de inventário: o rotativo e o periódico. O rotativo requer a contagem conforme uma frequência pré-estabelecida, a qual pode ser diária, semanal, quinzenal, mensal, entre outros. A meta é ter dados precisos em período cíclico a fim de que o empreendimento consiga suprir suas necessidades.

Em relação ao inventário periódico, ele é feito no final de um período determinado. A intenção desse método é atualizar as informações, sanar os problemas existentes e criar demonstrativos financeiros.

Enfim, não importa qual o modelo a se adotar, o mais importante é que o inventário seja bem detalhista, pois isso auxilia a simplificar e corrigir falhas no seu estoque.

Qual é a importância do inventário de estoque para a gestão da empresa?

Realizar um inventário é fundamental para as empresas uma vez que, por meio dele, você tem o controle de tudo que é armazenado, o que facilita os processos logísticos do negócio. Confira agora por quais motivos ele pode ajudar em sua gestão.

Redução das perdas

Um bom inventário de estoque é capaz de diminuir os gastos e evitar desperdícios. Ao calcular exatamente quantas mercadorias existem em seu estoque, o gestor livra-se de comprar matérias-primas extras, visto que os pedidos aos fornecedores são realizados conforme a demanda.

Além do mais, com o inventário em dia, você pode saber se há desvios e, assim, trabalhar para evitá-los. Caso a relação de itens do inventário físico estiver em desarmonia com a área contábil, será mais fácil saber se ocorreu extravios e furtos, por exemplo.

Escolha o dia certo

O primeiro passo é determinar uma data para iniciar a listagem. Escolha finais de semana ou feriados, momento em que a empresa está fechada e não há movimentação no estoque. Com o estoque parado, sem entradas ou saídas, fica bem mais fácil promover a relação de itens.

Separe e organize os produtos

Organizar suas mercadorias em níveis diferentes é essencial para aumentar a eficácia de suas atividades. Esse método reduz desperdícios de tempo na contagem dos itens. Aproveite para criar caixas, prateleiras e armários para cada modelo de produto. Isso não só simplificará o inventário como melhorará o trabalho diário, como a separação e a embalagem dos bens.

Indique os itens descritos como ultrapassados e informe à área de compras que esses produtos não precisam mais ser comprados. Se viável, separe um setor isolado do estoque para armazenar esses materiais.

Utilize um software de gestão

Mesmo que muitas empresas ainda não tenham percebido, a gestão de estoque pode influenciar bastante nos resultados das vendas do negócio, principalmente quando o assunto é transporte de cargas. A dica para otimizar esse processo é usar um software de gestão que atualize esses dados quando um pedido de entrega for feito pela empresa.

Não tenho software de gestão, o que fazer?

Para empresa que não possuem software de gestão de estoque aconselha-se a fazer a apuração dos saldos no critério periódico.

Devemos lembrar que a Lei 6.404/76 art. 183 “II”, determina alguns critérios para avaliação de ativos, neste caso trataremos especificamente do Estoque.

O ponto de partida inicial é realizar a contagem física dos itens ao final de cada período desejado. Após efetuada a contagem física, a valorização deste deverá ser feita obedecendo-se os seguintes critérios legais:

01.) Estoques de Mercadorias para Revenda e de Matérias-Primas empresas de (COMÉRCIO e INDÚSTRIA). Conforme dispõe o item II do art. 183 da Lei nº 6.404/76, as mercadorias, as matérias-primas e os bens em almoxarifado serão avaliados pelo custo de aquisição.

Os bens de revenda e os ingredientes de produção, adquiridos de terceiros, devem ser avaliados pelas pessoas jurídicas que não mantenham inventário permanente tomando-se por base os últimos custos das aquisições mais recentes método (P.E.P.S. – Primeiro que Entra, Primeiro que Sai), excluindo-se os valores relativos ao IPI e ao ICMS.

02.) Estoques de produtos acabados (Indústrias) Será avaliado em 70% do maior preço de venda no período de apuração, sem adição do IPI mas com inclusão do valor do ICMS.

03.) Estoques de produtos em elaboração (Industriais) Sua avaliação pode ocorrer por 2 métodos:

a) Será avaliado considerando-se o seu valor em uma vez e meia o maior custo das matérias-primas adquiridas no período de apuração; ou,

b) Será avaliado em 80% do valor dos produtos acabados cálculos na forma descrita no item ” 02 ” acima.

Enfim, a relevância do inventário de estoque vai além da conferência de volumes disponíveis. Ele se faz necessário para melhorar a administração, diminuindo índices de falhas e conseguindo aperfeiçoar a gestão de compras que, por conseguinte, passa a ter melhores dados em relação à aquisição de produtos.

Localização

Rua Dr. Huberto Amsbruster, 201
Boa Vista – Limeira/SP

Contato

WhatsApp (19) 3404-7922
Telefone (19) 3404-7927

Email

Ou se preferir, você pode nos enviar um email para
contato@labaci.com.br